Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quinta-feira, 3 de março de 2011

Vitória do Amarelo!


No passado dia 28 de Janeiro, a árvore de Natal ecológica da Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão alcançou o segundo prémio no concurso nacional "Sim, este ano o Natal é amarelo”, dinamizado pela Tetra Pak e pela ABAE.


A iniciativa, lançada em Outubro, contou com a participação de cerca de 400 escolas.


A equipa do programa Eco-Escolas da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão decidiu avançar com a construção de uma árvore de Natal feita a partir da técnica de origami que implicou a reutilização de 300 embalagens Tetra Pak. Após 8 semanas de trabalho, alcançou-se o resultado final com o intuito de ser apresentado a concurso.


O período de votação contou com a colaboração e união de alunos, professores, assistentes operacionais e restante comunidade educativa, o que permitiu que a Escola se mantivesse entre os dez primeiros lugares. Terminada a fase de votação, que durou 1 mês, os trabalhos mais votados foram submetidos à apreciação da equipa de jurados.


A árvore conquistou assim o segundo lugar que garante à Escola um prémio no valor de 2 000 euros em material ecológico.


Segundo os elementos da equipa Eco-Escolas, o reconhecimento do esforço e dedicação de todos os envolvidos na elaboração da árvore de Natal, só veio corroborar a mensagem ecológica de que “atitude e árvore são de facto o presente para o futuro do ambiente”.



Ester Portugal
Jéssica Ramalho
10º C

Nenhum comentário:

Postar um comentário