Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

quinta-feira, 3 de março de 2011

Luísa de Gusmão prepara-se para reciclar!

No passado dia 2 Fevereiro do ano corrente iniciou-se, na Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão, a execução de uma das tarefas do plano de acção no âmbito do programa Eco-Escolas.

A presente tarefa consistiu na construção de ecopontos e pastilhões, com intuito de colmatar a inexistência de pontos de recolha selectiva de resíduos na Escola.

Durante as aulas de Área de Projecto, sob a orientação da professora Vânia Morais, os alunos da turma D do 9.º ano de escolaridade iniciaram a recolha de caixas de cartão com objectivo de virem a ser forradas de acordo com as cores de ecopontos correspondentes. Foi ainda levada em consideração a sugestão apresentada pela turma C do 7.º ano de escolaridade relativa à construção de pastilhões.

O pastilhão consiste num recipiente cor-de-rosa destinado à recolha de pastilhas elásticas. Apesar de em Portugal ainda não existirem pastilhões a serem alvo de reciclagem, tal já sucede noutros pontos do globo, como sucede em Londres e Nova Jérsia.

Com a introdução dos pastilhões nas salas de aulas, a equipa de construção dos mesmos pretende sensibilizar os demais alunos para a deposição das pastilhas elásticas num local concreto ao invés de serem depositadas em locais impróprios e que, não raras vezes, conduzem à deterioração do material escolar.

Importa ainda referir a cooperação de alunos de outras turmas nesta tarefa, nomeadamente durante o período das aulas de substituição, assumindo-se de acordo com alguns testemunhos como um verdadeiro acto de intervenção cívica.

De igual modo, o papel a vir a ser depositado nos papelões destina-se ao cumprimento de uma parceria estabelecida com a Renova: a recolha de 500 quilos de papel equivalerá a uma troca por papel reciclado ou dinheiro.

Aquando da finalização da construção de todos os ecopontos e pastilhões realizar-se-á o
“dia E” (dia ecológico) que consistirá na distribuição dos mesmos por todas as salas de aulas, entre outros pontos estratégicos na Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão, sob a orientação dos professores Cátia Costa, Joaquim Pires e Vânia Morais.



Alunos do 9.ºD

















Nenhum comentário:

Postar um comentário