Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

terça-feira, 15 de março de 2011

Experiências de laboratório (continuação)




Aquecer água numa caixa de papel

Fizemos uma caixa de papel e colocamo-la num tripé, com água no interior. De seguida acendemos a lamparina e pusemos o ovo a cozer.







Conclusão:
Com esta experiência observamos que é possível aquecer água numa caixa de papel sem queimar a mesma, ou seja, a água absorve o calor que o papel recebe, libertando calor quando a água evapora. Como a água evapora a 100º C e o papel só arde a 233º C é possível aquecer água e cozer um ovo numa caixa de papel.




Azul ou branco

Tínhamos sulfato de cobre anidro e colocamo-lo em dois vidros de relógio: num adicionamos água e noutro álcool. Observamos o acontecimento.
Conclusão: O sulfato de cobre anidro que levou água ficou com um azul mais escuro, a outra ficou com uma cor mais clara devido ao álcool, ou seja, a água tem a propriedade de alterar a coloração, do sulfato de cobre, pois este é anidro, isto é, não tem presença de água.





10º B
Bruno Miguéns, nº 5
Diogo Veloso, nº 8
Inês Osório, nº 14







1.ª Experiência - toque mágico

Procedimento:
1- Enchemos uma tina com água
2- Polvilhamos a agua com pimenta para cobrir a superfície da água
3 - Colocamos o dedo na agua e observamos
4 – Por fim, mergulhamos outro dedo no detergente e colocamos na superfície da água com pimenta.



Concluímos que a água tem uma tensão superficial e não permite que a pimenta se afunde. As substâncias existentes no detergente da loiça diminuem a tensão superficial da água, permitindo assim que a pimenta se deposite no fundo e o dedo se molhe.




2.ª Experiência - o super papel

Procedimento:
1- Enchemos a garrafa de água totalmente e colocamos papel sobre a garrafa
2 - Apoiamos o papel com os dedos e invertemos a garrafa
3 - Retiramos os dedos e observamos




Concluímos que ao inverter a garrafa, o deslocamento da água faz com que o ar se expanda no espaço existente. A pressão do interior da garrafa diminui sendo menor que a pressão exterior. Além deste efeito existe também o efeito da tensão superficial que impede que a água existente na garrafa saia pelo espaço entre o gargalo e o papel.

10.ºB
André Miguéns, n.º 3
Carina Alexandra, n.º 6
Inês amaro, n.º 15





Flutua ou não flutua?

• Enchemos 2 gobelés, um com água e outro com álcool etílico
• Colocamos em casa um, uma pedra de gelo
• Observamos que na água a pedra de gelo flutua e no álcool não flutua
• Concluímos que o gelo é menos denso do que a água, ou seja, flutua. O gelo como é menos denso que o álcool, não flutua.



Contributo para a vida:
A água líquida congela à superfície como o gelo é menos denso que a água líquida, este não afunda, permitindo a existência da água líquida no seu interior, o que possibilita a existência de vida.



O solvente universal




•Enchemos até metade 2 gobelés com água e 2 com azeite
•Colocamos 3 colheres de açúcar num gobelés de água e num de azeite e 3 colheres de sal nas restantes
•Agitamos com uma espátula os líquidos até à completa dissolução do soluto
Após este procedimento, concluímos que a agua é um melhor solvente que o azeite

10.º B
N.º 16 - Inês Fernandes
N.º 22 - Patrícia Dionísio
N.º26 - Rui Almeida

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