Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
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quinta-feira, 3 de março de 2011

O balanço para a mudança

A auditoria ambiental levada a cabo pelo Conselho Eco-Escola constituiu um dos instrumento de diagnóstico ambiental da comunidade escolar, da qual resultou uma reflexão em torno da definição de acções concretas a implementar adaptadas à realidade da Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão.



Importa referir que a forma de realização da auditoria ambiental, enquanto um dos sete passos metodológicos de uma Eco-Escola, foi definida aquando da primeira reunião realizada pelo Conselho Eco-Escola, em Janeiro de 2011. Assim, foram definidas equipas de trabalho constituídas maioritariamente por alunos e tendo, cada uma, um professor responsável pela orientação do trabalho/tema distribuído. Em reunião definiu-se ainda que o inquérito seria aplicado a toda a comunidade escolar disponível para o efeito, devendo a mesma responder a todos os temas contemplados pela auditoria.



A concretização da auditoria ambiental foi norteada por um importante instrumento de avaliação: o Guia de Auditoria Ambiental relativo ao Programa Eco-Escolas.



O inquérito aplicado durante a auditoria ambiental era constituído por dois tipos de questões:
- questões de sondagem – que constituem indicadores dos comportamentos e atitudes dos alunos e/ou comunidade escolar, relativamente aos diferentes temas explorados;
- questões de observação – que articulam itens de contagem (o número de caixotes do lixo ou ecopontos por aluno, a título de exemplo) e itens de opinião (como por exemplo, se se pode observar lixo pelo chão da escola ou se nas salas de aula o barulho do trânsito é incomodativo).


Na tentativa de abrangermos o maior número possível de alunos, solicitamos a colaboração dos directores de turma através de mensagens legadas no “pombal” existente na sala dos professores. Estas mensagens seguiram acompanhadas de um único exemplar do inquérito destinado aos alunos com uma nota para que o mesmo fosse feito com respostas de braço no ar, poupando assim recursos e agilizando o apuramento de resultados.



O inquérito foi respondido por cerca de 446 alunos distribuídos pelos seguintes anos/turmas: 7.ºB, 7.ºC, 8.ºB, 8.ºC, 8.ºE, 8.ºF, 8.ºG, 9.ºA, 9.ºB, 9.ºF, 10.ºA, 10.ºD, 10.ºE, 11.ºB, 11.ºD, 11.ºE, 11.º F, 11.ºG, 12.ºA e 12.ºC. Foram ainda apurados os resultados relativos aos questionários aplicados a 80 professores e assistentes operacionais.








Bruno Santos

Leyla Carvalho

11.º F

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