Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt

terça-feira, 8 de março de 2011

Experiências de laboratório (continuação)

CONSTRUÇÃO EM COLUNA DO CICLO DA ÁGUA

Material utilizado:

- 3 Garrafas
-Cordel
-x-acto
-sementes de alpista
-solo húmido (terra)

1. Retirámos os rótulos das garrafas 1,2 e 3.
2. Em cada garrafa, com um x-acto fizemos uma incisão, garrafas 1 e 2 pelo fundo e a 3 pelo gargalo.
3. Na garrafa 1 abrimos um orifício na tampa, cortámos uma porção de cordel com 40cm e humedecemo-lo, fazendo-o depois passar no orifício que tínhamos acabado de abrir.
4. Com a tampa colocada na garrafa 2 enrolámos em torno do gargalo cordel de modo a ficar pendurado uns 7cm e humedecemo-lo.
5. Colocámos 250ml de água na parte inferior da garrafa 3 e sobrepusemos a parte superior da garrafa 1 sobre a 3.
6. Enchemos a parte superior da garrafa 1 com solo húmido de modo a que o laço do cordão fique no interior do solo e totalmente coberto.
7. Semeámos 20 sementes de alpista.
8. Colocámos a embalagem de filme sobre o solo, na parte central, de modo a que o cordão possa estar pendurado sobre ele.
9. De seguida, colocámos a parte superior da garrafa 2 sobre a parte superior da garrafa 1 e enchemo-la com água e gelo até cerca de ¾ da sua capacidade.





Conclusão: ao realizarmos este trabalho compreendemos melhor o ciclo da água.
A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve, o granizo e a saraiva.


-Bruno Gomes (N.º4)
-Eduardo Coelho (N.º9)
-Gonçalo Dias (N.º10)
-Hélder Gonçalves (N.º13)
10.ºB







Experiências com H2O


«Flutua ou não flutua?»


Procedimentos:

Encheu-se um gobelé com água e outro com álcool etílico;
Colocou-se um cubo de gelo em cada gobelé;
Observou-se o que se passou.

Resultados:
O cubo de gelo que estava no gobelé com água flutuou, enquanto o cubo de gelo que estava no gobelé com álcool etílico não flutuou, ficando no fundo do gobelé.




Conclusão:
O cubo de gelo flutuou no gobelé com água porque o gelo é menos denso do que a água líquida (porque a água expande ao solidificar).
No entanto, o cubo de gelo não flutuou no gobelé com álcool etílico porque o gelo é mais denso que o álcool etílico.


Porque é que este efeito do gelo na água é bom para a vida?
Este efeito é bom na medida em que desta forma pode haver vida no fundo dos rios ou dos oceanos, já que o gelo fica à superfície. Se fosse ao contrário toda a água do rio ou do oceano congelava e não havia hipótese de vida.


«O Solvente Universal»

Procedimento:
Encheu-se até metade um gobelé com água e outro com azeite;
Colocou-se 3 colheres de sal/açúcar em cada gobelé;
Agitou-se com a colher os líquidos até à completa dissolução do soluto;
Indicou-se em que líquido ocorreu mais rapidamente a dissolução.

Resultados:
Na água, tanto o açúcar como o sal se dissolveram, enquanto no azeite isso não aconteceu, por mais que se tentasse dissolver.




Conclusão:
Devido à sua polaridade, a molécula de água interfere com a atracção electrostática dos iões do sal, enfraquecendo-os. E assim estes dispersam pelo líquido na condição de iões livres.
O azeite é uma substância apolar e portanto não interfere na estrutura electrostática do sal.


Ana Margarida Fernandes, n.º 1
Ana Rita Pereira, n.º 2
Cristiana Silva, n.º 7
Guilherme Filipe, n.º 12
10.º B


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